História da IEC Jesus Vive

PREFÁCIO
Estes fatos que serão descritos foram obtidos junto à irmã Edna, a filha de uma das fundadoras do trabalho que hoje é a "Igreja Evangélica Congregacional Jesus Vive". Que esta não seja somente uma história do passado, mas que seja um incentivo, para o crescimento desta igreja de história tão encorajadora.

HISTÓRIA
por Edna Moura

Ah... como é bom recordar, viajar no tempo e lembrar das coisas que se passaram. Sinto-me muito privilegiada, pois no ano de 1964, há exatamente 41 anos, em meu lar, começou a história desta igreja. Mamãe era uma mulher de Deus, sábia, ousada e cheia do Espírito Santo, e nosso lar sempre serviu para que a obra do Senhor fosse realizada.
Mamãe chamava-se Mercês, e nosso lar se localizava na rua nº8, hoje chamada rua Barão do Rio Branco. Mamãe era membro ativo da IEC Santista, mas quando mudamos de Santos, para Vicente de Carvalho,  sentimos muita dificuldade de nos deslocarmos para participar dos cultos e programações. Assim sendo foi a nós concedido, em comum acordo entre o Pastor e a liderança da igreja, permissão para iniciar um ponto de pregação em nossa casa. Tudo estava no propósito de Deus! Era tudo plano de Deus!
Lembro-me tão bem como se fosse hoje, a varanda de casa cheia de pessoas, sedentas pela palavra do Senhor.
Nesta época o Pastor responsável pela IEC Santista e nosso ponto de Pregação, era o querido Reverendo Siqueira Lopes e a primeira Zeladora de nossa congregação foi a irmã Maria Cândida de Jesus. Nossos cultos eram realizados aos domingos com o apoio dos irmãos Pb. Willian, Pb. Nívio, Pb. Tenório, Pb. Lauro, e Dic. Manoel Ferreira, o primeiro diácono de nossa congregação.
Muitas vidas foram alcançadas através deste trabalho, e a cada dia o Senhor acrescentava àqueles que haviam de ser salvos, e com muito carinho, sabedoria e dedicação a UAF bordava, em uma toalha branca, o nome de cada fruto deste trabalho, vidas que ali se rendiam aos pés de Jesus. Graças ao Senhor Deus, o trabalho cresceu de tal forma, que nossa casa já não podia acomodar as pessoas. Foi então que o Ir. Antoninho, membro ativo da IEC Santista, maravilhado com o agir de Deus neste trabalho, tocado pelo Espírito de Deus, fez um voto com o Senhor e comprou o terreno onde estamos hoje localizados. Este mesmo irmão ainda doou algumas madeiras com as quais construímos um barracão..., que alegria..., deixamos de ser um ponto de pregação para sermos congregação, filha da IEC Santista. E a obra prosperava..., a partir daí começamos a realizar a chamado "Culto do Barracão", local onde o templo novo passaria a ser construído. O local exato de nosso barracão e antigo templo é onde está localizada hoje, a casa dos zeladores.
*No início da década de 90 tivemos como primeiro pastor da congregação, até então dirigida por missionários e seminaristas, o Reverendo Jonas Leite Siqueira, vindo de São Bernardo, onde auxiliára uma igreja congregacional local, especificamente para pastorear nossa congregação. Nesta época o pastor da IEC Santista e presidente da congregação era o Reverendo Teutly Braga. Nosso primeiro presbítero eleito, foi o Pb. Wilson dos Santos Franco, nesta época tivemos também o apoio do Pb. Wilson de Souza Cruz, oriundo da IEC da Ponta da Praia. No ano de 1995, a congregação de 31 anos, foi contemplada com sua emancipação, sendo assim iniciada a "Igreja Evangélica Congregacional Jesus Vive", a nossa IECJV. Neste período, foi feita uma grande mobilização em prol da rádio da denominação, de onde originou a rádio "Life FM", da qual éramos sócios, e detentores de um período diário, onde eram feitos programas para todos os gostos. Além do grande crescimento no número de membros, construção da parte superior da igreja, programas sociais (Sopão, início da Casa Lar Damasco, hoje, centro de recuperação), tivemos o início do trabalho no Perequê, que resultou em nossa primeira congregação, a qual após um certo período, seria contemplada com um terreno. Logo após a aquisição do terreno a construção do prédio foi iniciada.
Em meados do ano de 2001, passamos pela nossa primeira sucessão pastoral, a qual resultou para o ano de 2002, o Reverendo Juraci Barbosa Tosta.
Em nossa segunda Sucessão Pastoral, resultou para o ano de 2003 - 2005, o Reverendo Paulo Demétrio Volpi Ramos. Neste período foram efetuadas reformas no prédio da igreja, bem como atualização de documentos fiscais e contábeis, planta do imóvel, atualização de documentos junto a nova legislação, assumimos a responsabilidade sobre a congregação implantada pela IEC de Santos, em Guarujá, foi iniciado o programa de visitação, etc. Em meados de 2005 fomos assumidos pelo nosso Vice-Presidente o Reverendo Elias Belizário de Souza.
Nossa terceira Sucessão Pastoral, resultou para o ano de 2006 o Reverendo Altamiro da Silva Jacintho, oriundo do Rio de Janeiro.
Hoje nós testemunhamos, que nossos dias serão descritos para a posteridade e devemos honrar esta história de sonhos, lutas e muitas vitórias. Aproveitemos os dias de restituição, para que consigamos, pelo poder de nosso Deus recuperar o que foi perdido, que os sonhos se renovem, que as lutas nos faça fortes, e que o amor seja cada vez maior. Nossa história existe para que aprendamos com o passado e reflitamos nas coisas que ficaram para trás. Honremos nossos antigos, e vivamos não para os nossos dias, mas sim, para que o sonho dos que passaram seja concretizado, pois a palavra diz que devemos honrar a quem tem honra.
Pense na história do futuro, pense nos sonhos do passado, pense no propósito dos guerreiros e guerreiras, pense no pai e na mãe, que aplicou tempo em oração para que você estivesse aqui, pense nos projetos efetuados, nos trabalhos do passado, pense na voz e no choro de quem se foi, pense no trabalho que começou como ponto de pregação, pense na alegria quando se tornou congregação, pense nos quarenta e três anos de lutas, pense nas decisões tomadas, pense como foi a festa ao se tornar igreja, pense nas festas que se passaram, nas lágrimas deixadas, pense nos milagres esperados, pense naqueles que de outra forma foram sarados, pense nas reuniões decisivas, pense em tudo que foi feito para que hoje você estivesse onde está, PENSE E RESPONDA, não com a boca, mas com o coração, o que a sua história está acrescentando a esta história???    *

*explanação de Marcelo A.S
atualizado em 10/09/2007

Acesse o site da IEC Jesus Vive