Todo ser que respira louve ao Senhor
A respiração é uma atividade passiva a maioria
do tempo. É tão simples que dificilmente nos preocupamos
em como estamos fazendo (ou mesmo se estamos fazendo). É
um procedimento intuitivo, comandado pelo cérebro - respiramos
dormindo, não? Acontece porque o nível de dióxido
de carbono em seu sangue torna-se alto, mandando um sinal ao cérebro,
que responde com outro sinal para que se contraia o diafragma. O
diafragma é uma membrana muscular horizontal, em formato
de concha, que divide o tronco em 2 partes. Sobre ele estão
os pulmões.
Quando ele está relaxado, ele arqueia-se
para cima, em direção aos pulmões. Quando contraído,
ele desce, e o vácuo criado faz com que os pulmões
tenham sua capacidade aumentada, sugando o ar para dentro deles.
Quando ele volta a relaxar, ele comprime os pulmões, expirando
o dióxido de carbono para fora.
Existem outros músculos abaixo do diafragma
que auxiliam na respiração. Eles entram em ação
quando é necessária maior quantidade de ar do que
o usual - assim como quando cantamos. São músculos
das costelas e do abdomem, que também são usados automaticamente.
Note como um bebê respira quando dorme: quando ele inspira,
o peito incha, assim como a barriguinha. Quando contraimos o diafragma,
todo o conteúdo do abdomem é empurrado para baixo
juntamente, para dar mais espaço para o ar entrar nos pulmões.
Então, tenhamos em mente que ao respirar, o seu abdomem estará
trabalhando, também. Quando você grita, com força,
você pode notar o seu abdomem se contraindo automaticamente.
Ele desce e incha para suportar o som que você está
criando. É assim que seu corpo suporta o ato de cantar. Você
deve aprender a controlar esta tensão muscular para controlar
o fluxo de ar na respiração.
Quando você inspira, deixe sua barriga inchar,
como quando você está relaxado. Quando cantar, deixe-a
para fora o quanto você conseguir sem causar desconforto.
Sua bariga vai "entrando" assim que que você vai
ficar ficando sem ar. Somente não deixe que ela se contraia
antes do necessário. Na próxima inspiração,
deixe que ela "saia" novamente e continue segurando assim,
como se fosse uma bola de praia dentro de você. Este estilo
de respiração é chamado de "barriga pra
fora" (óbvio, não?)ou sanfona. O método
contrário, "barriga pra dentro", que consiste em
empurrar todo o ar pra fora até o útlimo instante
é utilizado por muitos cantores, mas depende demais de uma
capacidade de inspiração muito grande.
Muitos estudantes de canto enfrentam problemas com
respiração porque colocam muita ênfase na inspiração
e expiração e nenhuma no controle do escape de ar
através das cordas vocais. Eles acabam acreditando que não
podem conter a quantidade suficiente de ar para cantar de forma
correta, quando o erro está em deixar o ar sair ineficientemente.
Vocês sabem que um sussurro gasta mais ar
do que um forte agudo? Isto porque as cordas vocais juntam-se fortemente
num agudo, e abrem-se totalmente para um sussurro. Quando sussurramos,
produzimos pouquíssimo som. Ao contrário, para produzir
muito som, precisamos de pressão de ar contra a resistência
provocada pelas cordas vocais. Para um controle eficiente do ar
e um bom tom vocal, você deve ter a correta pressão
do ar. Esta quantidade de pressão muda constantemente quando
produzimos diferentes sons, pelas variações de volume
e tom. Nós aprendemos a controlar esta pressão através
de exercícios e cantando. É como andar de bicicleta:
você pode não conhecer os princípios da Física
para descrever o equilíbrio, mas pode andar de bicicleta
com a prática. É óbvio que com a ajuda de um
professor, o objetivo será alcançado com muito mais
facilidade.
Exercícios
1) Inspirar expandindo o tórax/barriga; sinta
o alargamento das costelas flutuantes, mais ou menos na altura da
cintura. Não levante os ombros nem estufe o peito! Mantenha
a musculatura do pescoço relaxada. Prenda o ar por alguns segundos
e expire esvaziando totalmente os pulmões;
2) Repita o ex.1, fazendo o som "SSSSS..."
(contínuo) durante a expiração; mantenha o som
homogêneo, estável, sem variações de intensidade,
durante um tempo confortável e sem exageros;
3) Repita o ex.1, desta vez fazendo sons curtos em
"S" (stacatto); a cada som, procure expandir o tórax
(como se quisesse alargar a cintura);
4) Alternar os sons "SSSSS" e "S"
"S" "S" (contínuo/stacatto);
5) Repetir os mesmo exercícios acima, com os
sons "CH" e "FFFF"; marque o tempo que achar confortável,
e procure ir aumentando sua capacidade, sem perder qualidade;
6) Inspire lentamente enquanto caminha 5 passos; observe
o alargamento do tórax. Quando for dar o 6o. passo, comece
a fazer o som "hummmmm..." com a boca fechada (bocachiusa)
por mais 5 passos. Atenção: use a região média
de sua voz (não deve ser muito aguda nem muito grave). No 6o.
passo, expire todo o ar que restou e recomece o ciclo todo novamente;
7) Repita o ex.6, mas ao invés de "hummmm",
conte de 1 até 5, dizendo um número a cada passo. Novamente,
use a região média de sua voz;