Salvação, uma viva esperança

Texto Base: I Pe. 1:1-25
Cristo vem e nos concede uma viva esperança, baseada numa herança pura e incorruptível, que está guardada no céu e nos será revelada nos últimos dias. Marcará o pontapé inicial da vida eterna, depois de tantas tristezas e tentações vividas nesta vida terrena. Tudo para que em meio à fé, se ache louvor, honra e glória, encontrados em Cristo Jesus.
Segundo o apóstolo Paulo, a fé é mais preciosa que ouro perecível. O ouro para ter valor antes precisa passar pelo fogo, como também nossa fé nestes últimos tempos. Estar com a chama acesa, ardentemente forte, para nos aquecer até fundir diante da frieza do mundo.
Não vemos Cristo agora, mas mesmo assim cremos, nos alegrando porque Ele é presente e tem ressuscitado conosco todos os dias. Até que chegando o fim de nossa fé, almas sejam alcançadas, a mesma salvação que um dia nos alcançou por meio de outros servos que um dia foram aquecidos e moldados na fé.
Para que alguém chegasse a nós com a palavra de salvação, muitas ações do Espírito Santo Deus foram reveladas, como a certeza do sofrimento de Cristo dentro destes corações e principalmente a de que um dia alcançarão a vida eterna. Não guardaram para si mesmos, mas difundiram e ministraram, até que chegou a nós, coisa tal, desejada ser feita por muitos anjos nos céus, mas que foi delegada a cada deles e a cada um de nós que hoje conhecemos esta verdade.
Cerquemo-nos de todo entendimento, mantenhamos as nossas mentes voltadas na graça nos dada por meio de Jesus Cristo e removamos os velhos conceitos, costumes e a cultura da ignorância que tem acompanhado-nos desde o tempo dos nossos pais.
Sejamos santos como Cristo, em todo o “modus vivendi”, de agora até a consumação dos séculos. Somos embaixadores de Deus aqui na terra e como tal, temos que entender que a santidade é nossa marca e precisa ser vivenciada. Para que quando invoquemos a Deus, que não faz acepção de pessoas, mas julga segundo as ações e obras, aliadas a fé, se possa caminhar tranqüilamente pelos verdes pastos, porque só assim Ele sempre estará conosco.
Todos fomos resgatados, não pelas coisas perecíveis desta terra, nem pela nossa vã maneira de viver, adquiridas pelos nossos antepassados, mas por preço de sangue imaculado de Cristo, já existente desde a fundação do mundo e manifestado hoje por meio de nós. Chegaremos a Deus Pai, por Cristo, que recebeu toda autoridade e glória, para que a nossa fé e esperança estivessem firmadas em Deus.
Na obediência à verdade, caminhemos com alma purificada, amando nossos irmãos, sem quaisquer fingimentos, com amor ardente e coração sincero. Então, passaremos a ser gerados como sementes incorruptas, pela palavra de Deus que é viva e permanente para sempre.
Todos somos como erva, e nossa glória como a sua flor. Se secar a erva, toda a flor irá também. Mas se formos germinados pela palavra de Deus, permaneceremos como tal palavra e que precisa ser espalhada para muitos não terminarem como ervas do campo.