Quando o poder cega

Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Homem íntegro e justo, a Deus temia e do mal fugia. Tinha sete filhos e três filhas, a todos amava sem distinção. Sua propriedade era a mais vista naquela região. Este homem era o maior do que todos que viviam naquela época. A Deus, o seu louvor, o seu holocausto, oferecia pelas madrugadas, até em favor do pecados dos próprios filhos, este homem erigia altar. Era um homem de Deus.
Mas, o Senhor Deus, em toda sua sabedoria, resolve provar este servo, como tem provado a muitos nestes dias. Satanás, a rodear pela terra, é questionado por Deus: “Vês, ali, meu Servo? Não há ninguém semelhante a ele, homem íntegro e reto que teme a Deus e foge da aparência do mal. Será que se tudo tomar, bens, família, negaria Jó o meu poder?”.
O Livro de Jó é muito rico em sabedoria. Pode-se contemplar o amor de Deus, a fé e a paciência de Jó, mas o que mais queremos destacar são as manifestações de Deus em ensinar e fazer Jó passar pelas provas. Diz Jó 42:1-6:
Então, respondeu Jó ao Senhor: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.
Assim, que o diabo, usado por Deus, tomou tudo que o servo Jó tinha, sem poder o tocar, Jó passa a questionar o próprio Deus Pai, sobre tudo o que estava acontecendo com ele. Procura em si mesmo, defeitos, erros, maldade, mas sem nada podia encontrar. Deus, então, passa a cada vez mais questionar Jó, sobre a justiça humana, aquela capaz de alguma "coisa", se é que temos algo de justo em nós.
No capítulo 40, Deus desafia Jó a demonstrar o seu poder. Ainda que Jó tenha indicado sua intenção de permanecer calado, Deus não hesita em ensinar e assim ele começa um segundo discurso do mesmo modo com que em Jó 38:3, o primeiro foi começado. Observemos a partir do verso 7 do capítulo 40:
Cinge agora os lombos como homem; eu te perguntarei, e tu me responderás. Acaso, anularás tu, de fato, o meu juízo? Ou me condenarás, para te justificares? Ou tens braço como Deus ou pode trovejar com a voz como ele o faz? Orna-te, pois, de excelência e grandeza, veste-te de majestade e de glória.
Há muito neste texto de nós, que nos encaixaria perfeitamente. Infelizmente, por buscarmos a santidade inveteradamente, sem preocupações com o nosso interior, é que vemos crentes pequenos, pobres, sendo seus próprios deuses. Vestindo-se de sua própria santidade e de uma glória humana e tomando o lugar de Deus nos seus corações. A nossa humildade, queridos, com certeza é o principio do nosso testemunho nesta terra. Ainda que você se ache o mais justo de toda terra, nunca será, tenha certeza, sim de que justiça maior, só a que vem de Deus.
Quantas vezes tomamos a voz de Deus, em favor da nossa própria voz. O nome do altíssimo Deus deve ser usado para a adoração, o louvor puro. Não só cantar, ou tocar, mas manifestar diante dele sua posição de servo, de adorador, e como perfume suave, ele convertará a sua lágrima, em alegria, o seu choro e uma bela gargalhada.
Deus não quer conformados com este século também. Deus quer que você chame por ele, mostre-o o que te falta para amá-lo mais. Jó, amava, mas não comprendia que seu amor fosse tão grande ao ponto de nunca, no desespero, negar e esquecer da glória de Deus. Jó era justo, sabemos, mas esta justiça humana que todos temos, não é nada perto daquele que é a própria justiça em favor de nós, Jesus.
Haverá dias, que não mais precisaremos abrir a palavra para ouvir a voz de Deus. Sua voz ecoará pelos quatro cantos da terra. Anunciando que é chegada a hora em que muitos cegos verão o poder de Deus. Não falo cegos fisicamente, genealogicamente, mas cegos espirituais, que não vêem a grandeza e o poder do altíssimo Deus.
Jó constantemente está sendo desafiado, e não obstante nos somos disafiados o dia todo e o que fazer para enchergarmos as provas, precisamos ser libertos da cegueira espiritual. Você sabe o que te cega?
Neste momento, o Senhor apresenta duas criaturas (40:15-24; 41:1-34) para demonstrar a fraqueza do homem em comparação com o resto da criação:
Primeira Criatura: “Contempla agora o hipopótamo, que eu criei contigo, que come a erva como boi... Acaso pode alguém apanhá-lo quando ele está olhando? Ou meter um laço pelo nariz?”
Segunda Criatura: “Podes tu, com anzol, apanhar o crocodilo ou lhe travar a língua com uma corda? Podes meter-lhes no nariz uma vara de junco? Ou furar-lhe as bochechas com um gancho?”
Há muito tempo, eu assisti um filme bem interessante que mostrava pela ficção um pouco disso, é o CROCODILO DANDY. Tratava-se de um homem criado na selva, que lutava com crocodilos, cobra era o seu bicho de estimação, que era descoberto por uma repórter que se apaixonava por ele, e ia morar na cidade grande, e aconteciam cenas muito engraçadas e fortes também. Vejo que aqui, não tem muitos CROCODILOS DANDYs, não.
Queridos, a manisfestação do poder de Deus, comparada aqui a força dos animais, não é nada comparado aquilo que emana dele, que flui como um rio até nós. Jó nesta fase, é instigado a apreender que se ele não podia nem se comparar em força com a criação de Deus, como podia ele esperar contender com o próprio Deus?
E muitos têem contendido com o próprio Deus. Na verdade, querer ser o próprio deus de si mesmos. Quantos anos teremos ainda, até a vinda do Senhor, queridos? Quero que você reflita comigo se verdadeiramente você tem se achado o bom o suficiente, capaz de ser até melhor que o próprio Deus. Se isto acontecer, na tua vida, peça que a misericórdia dEle te faça retirar as cegueiras e que o seu olhar enxergue Deus como alguém maior que você. Alguém que pode e fará obras que seus olhos nunca poderão repetir a mesma imagem.
Não digo, que não devemos ser santos, e sim mais sábios para que nossa própria "santidade", inventada por nós mesmos, não nos confunda e ache que por sermos um pouco mais de Deus, sejamos o próprio Deus. Ter posição de adoradores é apreender a viver melhor também.
Fico triste em ver que muitos precisam de nós e estamos muitas vezes parados. Nem orar sequer há desejo. Precisamos ver quem é Deus, o quão grande amor, ele tem por nós.
Deixa ele te sondar nesta hora. E pede que o Senhor tire tudo aquilo que te prende, pede transformação de atitudes e como um farol será a luz de Deus nos teus olhos. Seja cego de poder, pela luz, não pelos maus hábitos e pobreza espiritual.
Jó compreende a mensagem do Senhor. Ele confessa a onipotência de Deus. Ele também percebe que falou em áreas em que ele não tinha conhecimento ou entendimento das obras de Deus. Jó se arrepende. O Senhor chega ao ponto de pedir que Jó o responda e Jó vê a oportunidade para que Deus o ouça. Deus não está com a mão encolhida para não te abençoar, querido. Precisamos de mudança de vida. Jó se adianta expressando arrependimento por ter questionado Deus. Creia no Deus que você serve incondicionalmente, seja cego de tanta luz.