Onde está minha beleza?

Texto Base: Eclesiastes 8:1
Quantos jovens e adolescentes não já passaram ou estão passando pela fase “espelho, espelho meu, existe alguém mais bonito do que eu”. Esta dificuldade é de comum a todos e precisa ser vencida por nós servos do Deus altíssimo e que excede em beleza e formosura. Há muita falta de maturidade, amor próprio e conhecimento de nós mesmos, e ilusão quanto à nossa aparência e estética visual.
Os padrões estéticos hoje se baseiam em lindas mulheres, com rostos angelicais e corpo altamente magros, homens sarados, com corpo musculoso e rosto forte. Para o imaginário dos jovens, isso tudo forma a concepção de que o que vale é um rostinho bonito, o resto são detalhes. Numa reportagem da Revista Época, mulheres e homens estão dispostos a ir cada vez mais longe na busca do corpo escultural e rosto perfeito, enveredando pelo caminho mais fácil, prejudicando até mesmo a saúde. Jovens querem ser tão belos quanto artistas ou modelos, em busca de uma vida de glamour, sem preocupações reais de uma futura velhice.
Como referenciais de beleza, encontramos na palavra de Deus, muita diferença entre o que é pregado hoje e o que realmente importa para as nossas vidas. A formosura é encontrada em homens e mulheres, refletindo-se com diferentes aspectos, exemplos para Sara, Sansão, José, Saul e Davi.
Em Gênesis 12:11, Abraão percebendo a formosura de Sara, preocupa-se e finge ser irmão para que os egípcios não venham a matá-lo por causa dela. Já Sansão, vê-se atraído por uma linda Cananéia, Dalila, que o enlaça em suas teias e o leva para os caminhos da desobediência. Numa armada tocaia, José é encurralado pela mulher de Potifar a deitar-se com ela e provar do adultério. Saul, mesmo sendo belo, constrói uma vida amarga e solitária, destruindo os sonhos e projetos de Deus para Israel. Davi, o menor da casa de Jessé, é levado para ser Rei e substituto de Saul por longos anos.
Vários aspectos que nos remetem à reflexão de qual seria verdadeiramente o mais importante para uma vida cheia de alegria e felicidades? Assim que Samuel é outorgado por Deus a ir na casa de Jessé escolher o futuro rei de Israel, este se depara com Eliabe, formoso, alto, bonito, mas logo é exortado para que não olhasse segundo a aparência, porque todos olhamos segundo nossos olhos, mas Deus vê segundo o coração (I Sm. 16: 6-7). O apostolo Paulo, em Gl. 2:6, critica aqueles que vêem segundo a aparência, se preocupando com o exterior, porém neste texto a aparência relatada é sobre a circuncisão, que diz: “E, quanto àqueles que pareciam ser de maior influência (quais tenham sido, outrora, não me interessa; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo que me pareciam ser alguma coisa nada me acrescentaram”.
De todos os exemplos de formosura, Cristo é o que nenhuma possuía. Quando lemos Is. 53:2, identificamos que nada havia de formoso em Cristo que nos atraísse a ele, não havia nele beleza nenhuma. Muitos pintam Jesus, como um homem ocidental de olhos azuis, de barba grande e bem feita, enfim, pintam o que realmente Jesus não era: formoso. Cristo criticava os fariseus que se achavam melhor, mas por dentro eram sepulcros caiados.
Sabemos que todos somos imagem e semelhança do Deus altíssimo, porém nada nos impede de termos defeitos e estética diferente de outros que achamos “bonitos”. O que realmente nos encantou em Jesus, com objetividade é a beleza de sua santidade, expressada brilhantemente nos salmos 96:9 e 29:2. Este sim é um referencial para nossas vidas, uma beleza que transforma de dentro para fora de nós.
Contudo, na vaidade e na ilusão, outro tipo de beleza é revelado pelo inimigo de nossas almas. Não pensemos nós que o diabo que brama em derredor como leão, vem feio, com chifres e rabo no meio das pernas, mas vem bonito, cheio de encantos. Ele no início de tudo foi feito anjo de luz, o mais belo de todos, não podemos esquecer, e como ninguém pode fazer-se passar como a formosura dos últimos tempos.
Precisamos caminhar não segundo nossas aparências, mas segundo a sabedoria de Deus que nos é dada através dos ensinamentos de Jesus. Tomando o texto base, vemos que a sabedoria nos faz com rostos resplandecentes e mudados, até quem tem o rosto feio, passa a ter um semblante simpático e belo para quem o vê. Não há melhor cirurgia plástica do que santidade e sabedoria, o conjunto de mandamentos e ensinamentos de Jesus, nos fará refletir a beleza da santidade de Deus e seremos formosos assim como é nosso Rei. Se somos imagem e semelhança de Jesus, precisamos ser primeiramente de dentro para o exterior, porque em conseqüência teremos beleza santa e não somente beleza humana, essa é pó e passará, mas com Jesus nunca passaremos.
Quanto às garotas e rapazes que desejam belezas raras ao seu lado, procure de Deus em oração, porque todos fomos formados para embelezar este mundo e transformar este século. Nada de enganação e ilusão quanto à beleza. Assim como a flor do campo, a beleza passa, mas a palavra que procede da boca de Deus é eterna e constante.