Iniciação do estudo da voz cantada

A voz é um instrumento muito especial. Primeiro, porque o timbre que um ser humano possui é individual, uma dádiva divina única e intrasferível. Segundo, porque temos que nos acostumar com NOSSO próprio instrumento: limites, domínio, atenções. A voz é tão espetacular que numa orquestra, todo cantor nunca é bem visto, pois os músicos sabem que só a voz consegue tirar harmonia própria que nenhum instrumento da orquestra pode tirar.
Nossa voz, quase sempre, transmite o estado em que se encontra o organismo. Sono mal dormido, alergias, stress, excesso de exercícios ou fadiga são refletidos diretamente em nossa voz. Assim, se o corpo está bem, a voz transparecerá este estado. O profissional da voz deve estar ciente que a voz depende do seu ofício, mas não custa nada o amador utilizar este conhecimento em seu dia-a-dia. Não dá pra ir assistir um clássico de futebol, ficar gritando com a torcida 90 minutos e depois ir para o Culto à Noite na Igreja cantar, sua voz já era. Longas conversas também diminuem sua capacidade de cantar, principalmente, em lugares com som alto, shows, shoppings, entre outros. Por isso, quem canta deve aprender a poupar sua voz para uma ocasião mais necessária. Quer ir ao Show de Kleber Lucas? Tudo bem, mas evite gritar alto e em exagero.
Hoje em dia, é mito falar que somente os "bem-dotados" podem exercer profissões vocais. Os avanços da fonoaudiologia podem provar que qualquer pessoa bem treinada pode ser um bom cantor, dependendo somente do bom cuidado com o seu aparelho fonador e com treinamento específico. Infelizmente, é muito mais comum encontrarmos vocalistas que se preocupam muito mais em decorar letras e ensaiar com a banda do que aperfeiçoar sua voz e cuidar bem dela. Claro, que uma dose de oração irá cair perfeitamente bem. O nosso Deus é o autor da criação. A voz, a música, o som foi criado por Ele. Deus com certeza é rico em capacitar e se ele te chamou para Ministrar os louvores e com certeza o chamou para adorar, não custa nada perder umas horas treinando e aperfeiçoando sua técnica vocal.
É necessário seguir algumas regras para executar bem os exercícios:
1. Concentração:
Em um local tranquilo, livre de ruídos ou o mais silencioso possível, inicie os exercícios e administre seu tempo para concluí-los com exatidão. Considere que a rotina de exercícios aqui encontrados leva por volta de 45 minutos para ser executada, estudar canto exige muita atenção (percepção, sentimento, paciência...), esta atenção você não terá caso sua mente esteja voltada para outras coisas (horário por exemplo), ou seja, é necessário esquecer-se do relógio e que existe um mundo lá fora. Volte sua atenção exclusivamente para você e para o estudo da técnica vocal.
2. Avise para não ser interropido:
Ocorre de você não conseguir mais se concentrar ou demorar para atingir novamente o estado de concentração anterior quando você é interrompido durante seus estudos? Se você respondeu sim, você é um ser humano normal (tanto quanto eu), e eu só conheço uma forma de evitar que isto aconteça: é necessário pedir a todos que não lhe interrompam durante seus estudos.
3. Estude Diariamente:
Não acumule conteúdo. Sempre que puder dê uma olhadinha diariamente em seu material. Invista, compre revistas, procure um professor ou um preparador vocal, fono, otorrino, e a partir dos exercícios que lhe for entregue, treine todos os dias. Não existe limite para se estudar canto, tudo é novo, sempre tem alguma coisa que ainda você não conseguiu aprender. Aproveite para descansar também. Exercícios no seu limite, até onde você pode aguentar. O mínimo é de 30 minutos, no máximo 01 hora de exercícios e ai sim pode estudar seu repertório.
Até a próxima...