Importantes para Deus

Texto base: Lc. 9:46-48
Como é bom sentirmos que somos importantes e valorizados. Parece que a nossa utilidade garante a certeza de que temos sempre algo a oferecer a alguém. Bom é estudar, passar nas provas e com altos índices de pontuação, até mesmo trabalhando, termos a convicção de que somos bons funcionários e de que agradamos e que somos honrados nas nossas profissões. Quando o dinheiro faz girar nossos projetos, até somos mais bem aceitos diante da sociedade. Boas roupas e costumes, ditando a moda e o mercado financeiro.
Isso tudo é proveitoso, mas será que temos valorizado nosso irmão pelo que ele é ou pelo o que ele representa para cada um de nós? Será que não estamos muito preocupados com a nossa posição social ou acadêmica e esquecemos que existem pessoas mais humildes ao nosso lado? Passamos então a criticá-las e zombando, excluímos no nosso rol de amigos.
Não sei como você tem caracterizado a si mesmo, quanto a tua importância diante do Reino de Deus e diante das pessoas e nem como você tem pré-conceituado, aqueles que te cercam.
Quero te fazer refletir quanto ao verdadeiro significado da valorização e importância de nós como homens e servos de Deus. Vejamos uma situação curiosa narrada no evangelho de Lucas 9:46-48: Levantou-se entre eles uma discussão sobre qual deles seria o maior. Mas Jesus, sabendo o que se lhes passava no coração, tomou uma criança, colocou-a junto a si e lhes disse: Quem receber esta criança em meu nome a mim me recebe; e quem receber a mim recebe aquele que me enviou; porque aquele que entre vós for o menor de todos, esse é que é grande.
Ao ler este texto, dá pra imaginar que os discípulos já eram íntimos entre si. Passaram a questionar quem na verdade era o mais importante. Não porque estavam se achando os mais importantes, mas porque sempre é nosso costume classificarmos as coisas. Inclusive aqueles que nos cercam.
Quando éramos pequenos, nossa professora de alfabetização, nos ensinara a separarmos e classificarmos os objetos. Material escolar, nossa família, os alimentos, enfim, até na faculdade quando fui estudar programação tive que aprender sobre classes e objetos. Somos o tempo todo sugestionados a classificarmos por hierarquia e importância as coisas ao nosso de redor. Não seria diferente aos discípulos começarem a se questionarem sobre quem era na verdade o discípulo mais importante. Já vi que foi uma discussão armada. Cada um colocando seus argumentos em favor dos outros. Jesus, com certeza, vendo toda a situação, aproveita para os ensinar e dar-nos uma grande lição.
Por tanto, utilizando uma criança, revela a todos, a importância no Reino de Deus: Mas Jesus, sabendo o que se lhes passava no coração, tomou uma criança, colocou-a junto a si e lhes disse: Quem receber esta criança em meu nome a mim me recebe; e quem receber a mim recebe aquele que me enviou; porque aquele que entre vós for o menor de todos, esse é que é grande (v. 47-48). Ele utilizou-se de uma criança para demonstrar como devemos ser, porque toda a ingenuidade e pureza se encontram nela. Revela também nossa posição de fragilidade e toda dependência de alguém que no nosso caso, vem de Deus. Sendo como crianças, voltaremos ao estado de total humildade e dependência de Deus.
Na verdade, Cristo quis demonstrar que aquele que se diz o mais importante, não é o que se vangloria, com argumentos de ações e atitudes praticadas, mas aquele que realmente vive num estado de humildade e pureza de coração.
É fácil nos gloriarmos e nos acharmos importantes por termos condições financeiras, ou por termos uma boa roupa, uma boa casa, muita fama e reconhecimento. Mas em todo tempo seremos como estrelas nos céus, lindas brilhando, mas que são sozinhas no espaço.
Sendo humildes, suportaremos em amor qualquer condição de vida, e principalmente valorizaremos o nosso semelhante não pelo o que ele tem, mas por ser uma vida, uma pérola importantíssima e que um dia poderá se revelar verdadeiramente importante nas situações mais difíceis que nos encontrarmos.
Para sermos importantes, precisamos primeiro saber que nada é mais importante do que na nossa humildade, reconhecermos que nada somos e que nossa dependência se encontra em Deus. Nossos irmãos são reflexos de Deus na nossa vida. Que adianta ganhar todo o mundo e perdermos nossa salvação?
Caminhemos na força de Deus e lembre-se que você é mais que vencedor; e para ser considerado o mais importante, não é preciso esforço humano, mas humildade sincera diante de Deus e de todos.