Coroas que haveremos de receber

Quando se fala na volta de Cristo, sempre trazemos a memória às bênçãos que haveremos de receber nas bodas do cordeiro, as tão faladas coroas que os crentes em Jesus Cristo receberão.
Este texto não se limita somente aos que já receberam a Jesus como Senhor, mas também àqueles que não conhecem a Deus. Para os que não conhecem a Deus, será uma palavra de salvação, de libertação a tua alma ferida e distante do poder de Deus. Aos que conhecem, será como renovo espiritual, fé e esperança na anunciação que Jesus o rei dos reis voltará.
Há muitas coroas, da justiça, da vida, incorruptível e todas elas nos fazem reviver os tempos de pregação da palavra, promessas que o Senhor nos fez, renuncia ao nosso próprio eu, mas todas elas surgem com o intuito de nos bonificar, galardoar e recompensar-nos pela coragem, bravura e feitos de nossas vidas nesta terra.
01. COROA DA VIDA
"Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam." (Tg. 1:12)
Esta representa o galardão dos que amam a Deus. Quando você ama alguém, você deseja mal a esta pessoa? Você a agride com palavras vãs? Com certeza me responderão que não. Quando lemos a palavra de Deus, observamos Jesus dizendo: - Amai ao Senhor teu Deus sobre todas as coisas e Amai ao próximo como a Ti mesmo. Esta coroa nada mais é do que esta atitude de amar ao Senhor sobre tudo e sobre todos. Mesmo na tribulação, devemos nos gloriar no Senhor, através do Espírito Santo. Um coração amargurado, crítico, talvez, já tenha até perdido a coroa da vida. Como então podemos amar ao Senhor? Sendo fieis até a morte. Quem é fiel, não deseja o mal, não arde em ciúmes e acima de tudo, ama ao Senhor mais do que até a própria vida. Este galardão é dado aos que vivem para Cristo e suporta tudo, no poder do amor de Deus Pai.
02. COROA INCORRUPTÍVEL
"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado." (I Co. 9:24-27)
Neste texto, o apóstolo Paulo, usa os jogos gregos para ilustrar a corrida espiritual. Assim como em nosso país o comum é o futebol, os jogos, para os gregos. Muitos ali corriam em prol de uma coroa corruptível, mas nós estamos em busca da coroa incorruptível.
Ninguém poderia competir num jogo ao menos que fosse um cidadão grego, nascido de pais gregos. Da mesma forma, uma pessoa que não recebeu Jesus como seu salvador pode participar desta corrida, somente os nascidos de Deus são qualificados. Ai você diz: - Ah! Eu não bebo, eu não fumo e mesmo assim vou pro céu! MISERICÓRDIA de tua vida! Para o céu só irão aqueles que foram lavados e remidos por Jesus. Não é pelo fato de você não ter vícios que você já está apto para viver ao lado de Deus. Precisa ser limpo das fofocas, de atitudes que prejudicam pessoas ao seu redor, são pecados pequenos pra você, mas que para Deus não tem tamanho e tudo uma coisa só.
03. COROA DE REGOZIJO
"Pois, quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda? Não sois vós? Sim, vós sois realmente a nossa glória e a nossa alegria!" (I Ts. 2:19-20)
Esta a coroa dos crentes que persuadem outros a crerem em Cristo como seu Senhor e Salvador. A maior obra que nós temos, queridos, é de levar a palavra a quem realmente está precisando. Trazer o conhecimento de Cristo a humanidade é conservar o ide de Jesus, mostrando com tua vida, tuas atitudes, o teu testemunho.
Temos muitas razões para levar a palavra de Deus, é ser sábio, é compartilhar o que há de melhor para a humanidade, é um ataque ao pecado, é motivo de alegria e você, com todas as forças, brilhará para sempre. Sirva ao Senhor com alegria, não esqueça do seu dizimo e ofertas, também é uma forma de ajudar para que coroa de regozijo te seja dada. A Bíblia fala que quando um pecador se converte há festa, regozijo no céu.
04. COROA DA RETIDÃO
"Tu, porém, sê sobrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério. Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da retidão me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda." (II Tm. 4:5-8)
Este galardão não deve ser confundido com a retidão de Deus. Esta retidão é atribuída a todos os salvos pela graça através da fé. A coroa da retidão é um galardão a ser adquirido pelos salvos. Por amar a vinda do Senhor, o crente a deseja ardentemente e isto o afetará por toda sua vida. De agora por diante, passa a combater o bom combate como diz o apóstolo Paulo, percorrendo o caminho, termina a corrida, e sempre guardando a fé. Como é grande um fiel aguardar com um coração ardoroso pelo retorno do nosso salvador.
05. COROA DE GLÓRIA
"Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa de glória." (I Pe. 5:2-4)
Esta é a coroa do pastor fiel. Um galardão especial para aqueles chamados por Deus para apascentar o rebanho. Recebendo do SUPREMO PASTOR, a eterna e incorruptível coroa de glória.
Todos os crentes podem compartilhar da coroa de glória do pastor. Sustente seu pastor, ajude-o, seja com ele, apresente-se para batalha, ore por ele, estimule-o na obra. Deus o recompensará por sustentar um escolhido dEle, permitindo que você compartilhe do galardão do seu pastor.
Alguns que são chamados de “pastor” e que por fracassos e pecados cometidos, perderão esta coroa, portanto não deixe seu pastor sem esta coroa, ajude-o.
06. COROA DO VENCEDOR
"Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais saíra; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome." (Ap. 3:11-12)
Esta já nos foi dada, como promessa, desde os primeiro dias de nossa existência e quando aceitamos Jesus ai sim nos garante esta coroa. A Bíblia fala que a partir da nação de Abraão muitos conheceriam a vitória e vitória maior para o povo de Deus é ser povo de Deus, nação santa, sacerdócio real. Amém. Então, quando você aceitou Cristo, como seu salvador, automaticamente a Coroa do Vencedor é tua. Diz a palavra, jovens, eu vos chamei porque sois forte e já tendes derrotado o maligno, é na certeza desta vitória que nós prosseguimos para o alto.
Cuidado para que você não perca esta coroa, muitos tinham bênçãos nas mãos, como Esaú e Judas, que perderam esta coroa e no lugar a tomaram Jacó e Matias. Receba tua coroa e conserve-a para que ninguém a tome de ti.
07. COROA DO MARTIR
"Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (Ap. 2:10)
Esta será dada aos que com grande honra morrem ou morreram em prol da palavra de Deus. Aqueles que no tempo maior da Igreja Católica Apostólica Romano ou melhor mais cruel, matavam pessoas inocentes em nome de Deus. O meu que não era. Mas até hoje, na Ásia, Europa, morrem milhares de missionários em prol da palavra de Deus. São mártires com certeza, não é fácil, queridos, ser morto em plena terra estranha e ser enterrado como indigente. Só uma coroa dessas para nos abençoar. Estevão foi o primeiro a receber esta coroa.
Jovens, senhores, senhoras e crianças, zelem por suas coroas. Não deixem que se percam por amarguras desta vida, pelos prazeres desta vida. Deus quer te dar estas coroas, mas cabe a você buscá-las e ao encontra-las por em suas cabeças. Há muito mais coroas que só lá no céu conheceremos, mas até lá vamos combatendo o bom combate, até que se finde a corrida. Vamos por fé, e a graça do Senhor nos justificará diante do Pai. Não deixe pra amanhã, a solução para tua vida. Jesus é maior do que sua dificuldade e incredulidade. Hoje, está difícil de acreditar por causa de tantas mentiras existentes, mas saiba que a palavra de Deus é a verdade e um dia você irá prestar contas no tribunal celestial. E lá você me dirá quem foi o mentiroso. Se as minhas palavras, ou as que muitos dizem por ai.