Chamados para a responsabilidade

Texto Base: II Samuel 6
Todos somos responsáveis por alguma coisa. Pela limpeza do nosso quarto, pela cuidado com algo que nos foi emprestado, pela obrigação com os nossos pais, pelo horário no trabalho ou na faculdade, enfim, tudo neste mundo nos chama para a responsabilidade.
Não será diferente para a obra do Senhor, principalmente, para aqueles que estão à frente da ministração da adoração nos cultos. Infelizmente, muitos assumem a posição de músicos dentro da Igreja, esquecendo de que a vida de adoração deve ser uma constante na nossa trajetória de levitas, chamados e vocacionados pelo Senhor Deus.
Explorando o texto de II Samuel 6, Davi reuniu os melhores soldados de Israel, para conduzirem a ARCA DA ALIANÇA, que representava a presença e santidade de Deus. Colocaram a arca num carro de bois, deixando Uzá e Aiô, guiando o carro. Todos ali, felizes, cantavam e dançavam com todas as forças em louvor a Deus, porém quando chegaram em um campo de descascar cereais, os bois tropeçaram. Então Uzá, imediatamente estendeu a mão e segurou a arca. Só quem podiam tocar na arca eram os sacerdotes e pela falta de respeito, a ira de Deus foi tamanha, que fulminou Uzá na mesma hora.
É muito perigoso, quando somos chamados por Deus para uma função no corpo de Cristo, negligenciamos tal responsabilidade e ainda por cima queremos assumir ou até mesmo ensinar a outros, funções tais que não nos foram outorgadas.
Uzá era um soldado e como tal, não tinha a permissão de tocar na arca da aliança. Em desobediência, ele pagou pelo seu erro, com a morte. Muitos têm pagado seus negligências no serviço, com a morte, não falo somente a morte física, mas a morte espiritual. É triste ver pessoas deslocadas de seus dons e reais funções dentro da Igreja e passando por provações e castigos no seu dia-a-dia.
Sempre é bom reativar na nossa memória, se realmente fomos chamados e vocacionados por Deus para a nossa função dentro do corpo de Cristo. Não porque duvidamos de tal situação, mas porque costumeiramente queremos ser mão, se somos os pés.
Davi ficou indignado com Deus, por ter agido daquela forma. Mas temeu, porque sabia que ele havia designado uma pessoa para o local errado. Quantas vezes vemos líderes, falo por mim mesmo, escolhendo irmãos para atuarem em cargos aos quais não foram vocacionados por Deus. Quem escolhe é Deus, não são os homens. O Espírito Santo é quem faz o desejo brotar como semente nos corações. Mas nós, como Davi, sempre queremos dar um jeitinho nas situações e quando tudo vai mal a culpa nunca é nossa, mas a de Deus.
Todos somos chamados, mas poucos são escolhidos. Não adianta tomarmos responsabilidades que não foram designadas para nós. Cabe ao líder e ao liderado, orar e pedir a Deus a direção certa para o ministério que Deus preparou para cada um. É sempre bom reavivarmos a certeza de que encontramos o nosso dom, a nossa parte dentro do corpo de Cristo. Sempre lembrando de fazer tudo com zelo e com amor a obra de Deus, a obra que nos foi outorgada através do Santo Espírito. Deixe que Ele te use, te sonde até o mais íntimo do teu ser e assuma com responsabilidade as tuas funções, procurando ser excelente em tudo o que fizer. Você foi chamado para uma responsabilidade diante de Deus, quer seja soldado, quer seja mestre, profeta, levita, faça tudo para a honra e glória de Deus pai, sem se importar com os elogios, com os fracassos e com as incertezas dos teus recursos ministeriais.