Carta aos músicos II

É tão maravilhoso, quando entramos na nossa Igreja e contemplamos um grupo de louvor forte e seguro, cantando louvores ao Senhor com intensidade e comunhão. Acho que porque aqui na Bahia, isto é costume, vermos muitas bandas e grupos de louvor se destacando no cenário da música gospel. Só na II IEC aqui da minha cidade são bem uns 05 ministérios de louvor. Isto é gratificante, ver que o povo de Deus tem se unido para adorar e com qualidade, o que é muito importante. Mas, não é em todo lugar que encontramos este cenário.
Sou convidado para Ministrar sobre Louvor e Adoração, e percebo a necessidade dos músicos de se aprofundarem na técnica, tanto do instrumento musical como na palavra. Louvado seja o nome do Senhor, que pelo menos na palavra, muitos são embasados, mas sempre que precisamos pegar uma música nova, para diversificar o louvor de vez em quando, é um protocolo inestimável de dificuldades.
Vejamos o texto de Números 18:24 que diz: "Porque os dízimos dos filhos de Israel, que apresentam ao SENHOR em oferta, dei-os por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel, nenhuma herança tereis."
Os levitas representam o sacerdócio responsável pelos cuidados com o templo, a música e todos os sacrifícios e ministrações. Se você se considera um levita, lembre-se de suas obrigações com o templo. Mas eu estou aqui agora para falar de um outro tópico muito esquecido e que tem prejudicado muitos músicos: O investimento. Não preciso dizer que muitos músicos já passaram por situações tipo: uma guitarrinha repassada do tempo da tataravó, ou então, um microfone que não funciona direito, o som parece que vem de uma caixa de sapato, enfim, fora falta de habilidade com o instrumento. É triste quando se vê tantos músicos iniciantes, precisando de um suporte, um apoio e direção para o uso do seu instrumento musical.
Não estou querendo dizer que todos os músicos são levitas, até porque hoje o trabalho do Ministério do Louvor é bem menor do que no tempo dos levitas. Mas a bíblia, enfatiza a questão da remuneração aos levitas, simplesmente, porque toda a atividade deles era dentro do templo. Basicamente, os levitas, viviam dentro dos templos naquela época. Hoje, é bem diferente, cada músico tem sua vida independente.
Porém, existem muitos músicos que precisam de um suporte maior. Muitas vezes, ele só tem a música como meio de sobrevivência. Onde estão as nossas Igrejas nesta hora? É preciso estar atentando para a importância da valorização dos músicos nas Igrejas, tanto investindo financeiramente no pão de cada dia, como no estudo e na aprendizagem. Muitos fazem vista grossa, a esta situação, porque simplesmente querem música de qualidade, músicos compromissados, mas não olham para as necessidades básicas que todo músico tem.
Hoje, o índice de músicos tocando na noite é altíssimo e alarmante. Não os condeno. E ai deles se param de tocar, porque morrem de fome. Vemos a música como algo importante na Igreja e o inimigo é que tem melhor se aproveitado dela para trazer a destruição na humanidade. Por que tantos cantores "famosos", um dia já foram evangélicos? Porque não atentaram ao potencial destes músicos e investiram na vida deles. Os músicos de Igreja fazem arte, arte de qualidade, respeitada no meio secular. Hoje arte é um meio grandioso de proclamação da palavra de Deus para as pessoas. Os seres humanos por natureza têm uma simpatia pela arte, seja na música, na literatura, enfim, arte é arte, e para o Senhor é expressão de louvor. Felizes são os músicos que não se rebaixam a estar tocando num barzinho, e se mantém pela fé na música, adorando e exaltando o nosso Senhor de todo coração.
Todos conhecem a Madonna, sabem onde ela está agora? Fazendo um culto a Satanás pra milhões de pessoas. Usa sua música pra enganar em nome de Satanás. Está cheio de artistas nas Igrejas e se faz vista grossa.
Aconselho em todas minhas palestras aos músicos, que estudem, invistam em si mesmos, porque música se aprende todo dia, ainda que se tenha nascido com ela. Mas, sempre digo aos pastores e Igrejas, cuidem dos seus músicos, eles são a tropa de choque de sua Igreja.
Abraços quebra-ossos.